terça-feira, 10 de setembro de 2013

Moradores beneficiados no Programa Minha Casa Minha vida no bairro de Senador Camará - Rio, sofrem com a falta de atenção da Secretaria Municipal de Habitação

Ano passado, em abril de 2012 a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com a Caixa Econômica federal entregaram 761 apartamentos somado os últimos dois empreendimentos (Condomínio Ayres - 453 apartamentos e Condomínio Vidal - 308 apartamentos) do Programa Minha Casa Minha  completando um complexo de seis (06) empreendimentos construídos pela Construtora Emccamp no bairro de Senador Camará. Como disse, são Seis (06) empreendimentos somando quase 15 mil famílias. Desses, três empreendimentos são para moradores oriundos de sorteiros através de banco de inscrição da Secretaria Municipal de Habitação. São: Condomínio Vidal, Condomínio Terni, Condomínio Destri. 
Outros três são destinados a famílias que viviam em áreas de riscos e foram reassentadas nos seguintes empreendimentos: Condomínio Speranza, Condomínio Vaccari e Condomínio Ayres: o maior de todos. Os moradores reclamam já desde a inauguração quando relatam que o Prefeito da Cidade Eduardo Paes informou a todos que não somente seriam beneficiados com os imóveis, mas também ganhariam os moveis. Isto não aconteceu até hoje e os moradores mostram as gravações indignados com essa promessa não cumprida. 

Passados esses meses, outros problemas foram vindos a tonas. 

Os moradores convivem com "depredação natural" da construção dos prédios que com tão pouco tempo de uso, apresentam diversos problemas estruturais e o que é pior, a Construtora Emccamp declarou não ser mais responsável por qualquer reformas senão pequenos vícios construtivos - Disse Anderson Nascimento, morador do Condomínio Ayres.  

Fotos: Facebook Condomínio Ayres
Nos últimos meses de chuvas os moradores sofriam com diversos pontos de alagamentos nos empreendimentos, depois de muitos reclamarem a construtora acabou fazendo reparos nas partes hidráulicas e escoamentos nos condomínios. Os condomínios são separados apenas apenas por grandes que já estão todas com aberturas o que unifica os condomínios dando a sensação de grande conjunto habitacional. Os moradores pedem a prefeitura a construção de muros e abertura de caminhos para que cheguem sem precisar dar tantas voltas até a chegada na Estação de trem de Senador Camará. 

Mas problemas maior eles convivem desde a inauguração dos empreendimentos. A ETE - Estação de Tratamento de Esgotos dos seis condomínios encontram-se acabando com o tempo, pois apenas houve o funcionamento nos primeiros seis meses de convívio das famílias nas moradias. Os moradores também ficaram uma semana sem água por conta da bomba ter apresentado defeitos com meses de uso, a solução veio através de empresa que meses antes havia sido contratada pela secretaria de habitação para fazer trabalhos de reparos nos empreendimentos do PMCMV. Já aconteceram várias reuniões do síndicos com a Coordenadoria de Inclusão Social da Secretaria Municipal de Habitação e segundo eles informam nada está sendo feito senão apenas reuniões. 

Foto: Condomínio Ayres - visita do Prefeito Eduardo Paes em campanha eleitoral.
Recebi informação que o atendimento social com as Equipes Técnicas Sociais que antes estavam diariamente nos empreendimentos atendendo e encaminhando as famílias para atendimentos nas redes de serviços públicos já não estão com a mesma frequência nos condomínio. Segundo moradores apenas duas vezes na semana e ainda houve a recomendação aos Síndicos que Secretaria Municipal de Habitação somente ficaria dando "suporte" por apenas mais seis meses. 

E OS MORADORES ME PERGUNTARAM: 

1 . Como fica a questão da Estação de Tratamento de Esgotos? 
2 . Somos oriundos de reassentamentos e como vamos manter o alto custo de manutenção de uma ete? 
3.  E a construção dos muros dividindo os empreendimentos? 

Está aqui a minha contribuição fazendo está denúncia em ajuda aos queridos e guerreiros moradores dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida em Senador Camará.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite Anderson,
Estou interessada em adquirir um imovel em BH/MG, da construtora Emccamp. Poderia me dar umas dicas, já que ela parece ser mais ativa no RJ e SP?!