quinta-feira, 29 de agosto de 2013

UNMP realiza no estado da Paraíba o I Seminário nacional de juventude


A Coordenação nacional, a Secretaria Nacional de Juventude e a Coordenação do Estado da Paraíba, realizaram entre os dias 23/24 e 25 agosto de 2013 o I Seminário Nacional de Juventude que contou com a participação de 09 (nove) estados (RJ, SP, SE, AL, PB, GO, PR, PE, AM, PA).

Na noite do dia 23/8 aconteceu à abertura do encontro onde estiveram compondo a mesa os seguintes companheiros: Donizete Oliveira – Coordenador Geral da UNMP; Djalma Alves – Governo do Estado da Paraíba; Alberto Freire – Coordenador Nacional da União e Conselheiro da cidade; Lídia Brunes – Coordenação de Juventude da União e Conselheira da cidade; João de Deus – Presidente da Fetracon – Paraíba e Rio Grande do Norte; Roseane Patricio – Coordenadora Nacional da CMP e Josegreyce – Coordenador Nacional da União e Juventude na Paraíba.

Após a apresentação dos companheiros da mesa, onde se falaram da importância da juventude está se mobilizando e na luta pela Reforma Urbana. O Estado da Paraíba abriu o encontro com a apresentação cultural e levou todos ali presentes entrarem na roda de capoeira e dançarem ao estilo da musica afro.

Já no segundo dia de encontro (24/8) aconteceu o credenciamento pela manhã e na ocasião os estados presentes puderam expressar informando aos demais, como estão os trabalhos da Secretaria de Juventude do movimento a nível estadual. Na oportunidade, o Coordenador Anderson Murilo pelo Rio de Janeiro, deu o quadro da Secretaria no Estado, onde ainda não foi realizado o Encontro Estadual, mas que estamos com agenda de reuniões nas regionais/grupos a fim de se organizar para realizar o encontro apresentou também os demais coordenadores Roberta, Diego e Tatiana.

 
A primeira mesa:
JUVENTUDE X MEIO AMBIENTE NA FORMULAÇÃO DE COMISSÕES
Palestrante: Professor Ambientalista Givaldo Freire
Mediação: Marilia – jovem de São Paulo


Síntese:
O professor Givaldo Freire iniciou sua fala perguntando aos jovens quem se lembrava dos oito metas mundiais. Seguiu, explicando que trabalhar a 10 anos com jovens de escolas publica nas questões de cuidado com o Ambiente e que era muito importante haver investimentos na educação ambiental uma maior prática da sociedade neste cuidado. Em seguida, jovens se dividiram em três grupos aonde deveriam tirar propostas neste âmbito para a Coordenação nacional da UNMP.
Propostas do grupo composto por: Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

Proposta 01: criação de protocolos ambientais nos eventos da UNMP, como por exemplo, colocação de caçambas separando-os os lixos.
Proposta 02: criar projeto de lei visando cuidar do ambiente nas construções do Minha Casa Minha Vida Entidades.

A Segunda Mesa:
O DESAFIO DA JUVENTUDE E A NECESSIDADE DA FORMULAÇÃO DE  POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS.
Senhora Emília – Secretária Municipal da Companhia de Habitação da Paraíba.



Síntese:
Em grande dia, a Sra. Emília fez uma analise da conjuntura política de forma clara e de fácil entendimento avaliando os avanços nos últimos 10 anos do governo do PT. Fez uma profunda avaliação dos movimentos sociais apontando os avanços nos últimos anos e refletindo sobre as pautas futuras. Expressou-se sobre as manifestações de junho onde a juventude mobilizou milhões de pessoas pelas ruas do País.

A Terceira Mesa:
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS DA UNMP E O MERCADO DE OPORTUNIDADES
Palestrante: Professora Tatiana – SENAC
Síntese: Realizou dinâmicas de grupos voltadas ao desenvolvimento dos jovens da UNMP, buscando informar e incentivar o jovem na conclusão dos estudos e a buscar pela qualificação.

Palestrante: Tem. Cel. Roberto Polícia Militar do Estado da Paraíba

Síntese: fez uma apresentação sobre o Estatuto das Crianças e do Adolescente, falou também sobre as questões das drogas na juventude.

Após aconteceu mais três trabalhos em grupos, onde foram apresentadas propostas. Durante todo o Seminário aconteceu vários passeios culturais pela cidade de Conde com finalidade de conhecer as culturas e belezas locais.

O momento mais quente do Encontro foi quando começaram a se deliberar quanto ao formato e a coordenação da Secretaria de Juventude Nacional e nos Estados, a Delegação de Sergipe pediram que houvesse no momento do encontro eleição para eleger a Coordenação Nacional da Juventude. Houve intenso debate neste sentido, mas foi praticamente uma fala única entre os outros estados, onde cada indicariam 02 (dois) nomes como coordenadores e na próxima reunião da executiva da UNMP escolheriam a executiva da Juventude. Pelo Estado do Rio, foram indicados para a coordenação de juventude: Anderson Murilo e Roberta.

Foi um belo encontro, uma oportunidade única para a construção, consolidação e força para esta juventude da UNMP. 

Nenhum comentário: